Pesquisar neste blog

domingo, 13 de abril de 2008

Odeio "Pulítica" (parte II)

Ensaio

ODEIO “PULÍTICA”

Nem todos sabem, mas existe diferença entre “pulítica” e política. A primeira (pulítica) é própria de pessoas espúrias, mesquinhas, interesseiras que confundem os humildes com falsos favores, compram votos, perseguem e vendem seus eleitores a quem lhe oferecer maior vantagem, não têm opinião própria e por isso, pulam, como macacos, de palanque em palanque, ao gosto incontrolável de suas ambições doentias de chegar ou de permanecer no poder. A segunda, (política) significa esforço de uma coletividade que de forma organizada, sem privilégios, busca o bem comum, ou seja, melhorar e criar condições de vida digna para a POLIS, espaço civilizado da coletividade, próprio para o exercício da cidadania. E é da palavra POLIS, que nasce a palavra POLÍTICA (polis - palavra grega que significa “cidade” e “cidade” é o local onde moram os cidadãos).

Assim pessoas que se interessam pela justiça, pela verdade, pelo direito e pela cidadania, como eu, AMAM A POLÍTICA e luta para que ela verdadeiramente exista e produza efeitos saudáveis.

Nunca existiu nenhum povo, nenhuma civilização, nenhuma experiência de vida em sociedade, sem uma organização, uma coordenação. Os índios tem o seu cacique; os escravos tinham seus líderes nas senzalas e nos quilombos e ainda hoje existem diversos movimentos de libertação da etnia negra, gente que busca recuperar o orgulho de ser negro, divulgando e valorizando sua cultura e sua valiosíssima contribuição histórica; as igrejas têm os seus pastores locais e universal (padres, bispos, papa, pastor); o comércio tem seus organismos como: CDL ou SPC etc.; os trabalhadores têm seus sindicatos em suas diversas categorias. Tudo isso é política. É o esforço de cada um desses grupos na busca de sua dignidade, sua identidade dentro da sociedade. Portanto, os cidadãos como um todo, comerciantes e comerciários, fazendeiros e lavradores, padres, pastores e fiéis, brancos, índios e negros, ricos, pobres, formam uma só sociedade, que embora plural, precisa ter uma organização que abranja e garanta a existência e a boa convivência de todas essas diferentes organizações, etnias e classes, onde uma busque a melhoria para seu grupo, sem ferir o direito dos outros. Essa organização que busca defender a todos, no âmbito coletivo, chama-se POLÍTICA.

É através da política, que são tomadas as decisões para estabelecer o valor do salário mínimo e do salário máximo, quem deve ganhar o mínimo e quem “merece” ganhar o máximo; é através da política que se decide como deve ser o bom atendimento à saúde do povo, ou que povo morra nas filas dos hospitais, é através da política que se determina o valor do feijão, da carne, do arroz, do sisal... é através da política que se faz ou se conserta o esgoto que passa em frente, atrás ou até mesmo dentro da nossa casa; que se decide quem deve morar nos bairros nobres, no centro ou na periferia; que se coloca luz elétrica nas ruas para evitar condições favoráveis aos vândalos, traficantes, etc.; que se determina quanto custará a mensalidade d’ uma escola particular, quem vai estudar na escola particular e quem vai estudar na escola pública, que formação terá o professor da escola pública e o da escola particular, que dia a coleta de lixo será feita em sua rua, quanto vai ser investido na produção de alimentos aqui em nosso país, estado, município, ou se não vai investir nada, deixando o lavrador desempregado e ainda obrigá-lo a comprar os alimentos de outros países, estados, municípios a preços mais elevados; se o país vai melhorar as condições lastimáveis da educação e da saúde; se vai combater a seca do Nordeste ou se vai dar vinte e três bilhões de reais aos banqueiros e outros milhões de dólares em juros ao FMI, se vai investigar o narcotráfico também na Bahia ou não investiga para que não se corra o risco de atrapalhar os pulíticos e amigos de ACM que estão envolvidos. Essas decisões quando não são tomadas por base nas leis criadas pelo Legislativo ou Executivo, são tomadas pelas condições de vida que o país governado pelos políticos ou desgovernado pelos “pulíticos” impõem ao povo.

Como vemos, é impossível viver sem fazer política, ou “pulítica”. A primeira gera a vida, e a segunda gera exatamente o que temos visto e vivenciado.

Não adianta ficar quieto, detestar essa conversa, cruzar os braços, deixar pra lá. Ao fazer isso, estamos fazendo exatamente o que os “pulíticos” querem. Eles contam com essa nossa burrice e conivência para que as suas “pulíticas” se eternizem. Então, não seja burro(a), conivente nem irresponsável, procure cada vez mais fazer POLÍTICA.

VITAL MARTINHO CARNEIRO DE OLIVEIRA

10 de março de 2000


Para ler, Odeio "Pulítica (parte I), clique aqui

0 Comments:

Acessos