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quarta-feira, 23 de abril de 2008

O que a mídia não mostra, passa a não existe

Li recentemente no blog do admirável Eduardo Guimarães uma abordagem feita pelo mesmo, na qual tenta explicar porque o Estado de São Paulo não melhora.
Que aquele estado é o mais rico e o que mais arrecada dentre os 26 estados federados, todos sabem. O que não se divulga é que o estado mais rico tem um dos piores índices educacionais do país, e ainda que de 1995 a 2007 o índice de crimes contra a pessoa humana (homicídio e lesões corporais) aumentaram em 66%. Ninguém ousou observar que durante todo esse período aquele estado foi governado e como continua sendo, pelo PSDB.
Além dos índices citados acima, outros escândalos ocorreram e continuam ocorrendo no "principal" estado brasileiro, o de São Paulo, mas a grande mídia que na sua maioria é sediada lá não consegue enxergá-los pois seus olhos e ouvidos estão concentrados em Brasília, a fiscalizar, vigiar, julgar e condenar a corrupção no governo federal.
Nenhum escândalo ocorrido nas esferas governamentais de São Paulo persiste mais que três dias ou no máximo uma semana na pauta da mídia brasileira que, repito, tem suas maiores instalações e é sediada lá.
Quem quiser fazer um esforço, tente lembrar quando foi a última vez que ouviu falar sobre a catástrofe da irresponsabilidade que causou a cratera na linha 04 do metrô e tente lembrar que desfecho ou que seguimento tem as investigações ou ações reparadoras dos danos causados á população diretamente atingida, bem como, aos danos aos cofres públicos.
O escândalo do PCC que por anos deixou(?) o estado paulistano refém, matando policiais, alvejando presídios, delegacias, postos postos policiais e quartéis até do Corpo de Bombeiros, fato este que chamou a atenção da imprensa internacional, no Brasil isso logo foi esquecido. Este comportamento não deixa dúvidas de que a grande mídia, chamada por jornalistas respeitados de PIG (partido da imprensa golpista) não tem interesse em dar destaque aos desmandos que ocorrem nos governos tucanos.
Outro fato bastante recente é o caso dos cartões corporativos do estado de São Paulo que, sozinho, superou os gastos do governo federal e sem transparência alguma de como os gastos foram feitos. Alguém se lembra quantas vezes nas últimas semanas a mídia falou desses cartões? Entretanto para apurar os "escândalos" dos cartões corporativos do governo federal já foram criadas duas CPI's em Brasília e até agora nenhuma em São Paulo.
Comportamento como este faz com que o povo paulistano acredite que o governo Lula é o mais corrupto da história. Isso apesar de falso, é compreensível visto que apenas os atos de corrupção ligados ao governo federal são noticiados com rigor e vigor.
Desta forma, fica comprovada a tese do sociólogo Pedrinho Alcides Guareschi que diz que o não aparece na mídia deixa de existir.
No final da década de 90, a PUC-RS realizou um estudo e constatou que mais de 80% de tudo que as pessoas falam no dia-a-dia em casa, no trabalho, na rua, no lazer ou em qualquer outra situação ou ocasião é pautado pela mídia.
Assim sendo, quando a mídia se cala diante de um fato, ele não mais existe. Por isso é que a cratera do metrô já não existe, as ações do PCC, já deixou de existir, os escândalos dos cartões corporativos do governo paulistano deixou de existir, as propagandas irregulares do governo paulistano em revistas de pessoas ligadas ao PSDB não existem, os rombos aos cofres da Nossa Caixa para pagar tais propagandas também não existem, etc...
Oxalá chegue o dia em que a mídia deixe de ser o PIG e não selecione apenas notícias que interessem ao PSDB, mas ao povo brasileiro que quer simplesmente honestidade, também ou principalmente no jornalismo que deveria formar e informar as consciências e não manipulá-las e deformá-las.
Oxalá mais uma vez, chegue ao conhecimento da população paulistana principalmente, mas também à brasileira na sua integralidade, de que os maiores combatentes do governo federal nos princiapais jornais do país, a exemplo de Eliane Cantanhede da folha de São Paulo, é casada com o marqueteiro das campanhas políticas e publicitárias do PSDB.

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