Pesquisar neste blog

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dia das crianças não existe

Crônica

Todo 12 de outubro comemoramos o “dia das crianças”, um pretexto para o comércio ganhar dinheiro, pois nos limitamos a dar brinquedos aos nossos filhos em vez de agirmos para tirar da rota do desastre milhões de brasileirinhos que para lá caminham a cada dia que passam sem educação, sem acompanhamento de um adulto responsável, sem alimentação condigna, sem ensinamentos dos valores da civilização.

No dia de hoje, enquanto crianças de certas classes sociais são mimadas com mais brinquedos – que, em poucos dias, serão empilhados em armários repletos de brinquedos de outros 12 de outubro –, milhões de outras crianças estão pelas ruas consumindo ou vendendo drogas, prostituindo-se, roubando.

Conheço o caso de um cidadão que durante anos passou de carro diariamente por um semáforo em que crianças esmolavam. Um dia, uma das que ali esmolavam, um garoto, tornou-se adolescente. Naquele mesmo semáforo em que esmolou desde pequeno, assaltou o homem que durante anos passou diariamente por ali ignorando-o ao subir o vidro do carro. O cidadão tentou fugir e foi morto a tiros.

Não é por caridade, apenas, que brado sempre neste blog por justiça social. É, também, por instinto de auto-preservação. Sei que essas crianças abandonadas (apesar de muitas vezes viverem com pais indignos da paternidade, até por terem tido pais como eles mesmos) só poderão, com raras exceções, virem a se tornar ameaças à sociedade. E sei que qualquer um de nós poderá encontrar com uma delas num semáforo algum dia.

Por isso é que não compreendo que o dia das crianças não passe de um pretexto para vender brinquedos e estimular o turismo de feriado, quando deveria ser um dia de mobilização do país para discutir como acabar com essa catástrofe interminável, com esse show macabro a que assistimos todos os dias em cada esquina, onde seres ainda inocentes são corrompidos.

Um verdadeiro dia das crianças até poderia existir – e ainda estimulando o comércio – se déssemos às crianças de rua os brinquedos que damos aos nossos filhos, além de carinho, orientação e até apoio financeiro comunitário para aquela criança ter como estudar, nem que fosse em mutirão de cada condomínio, de cada rua ou até de cada família mais abastada.

Se cada família, da classe média para cima, “adotasse” financeira e afetivamente uma criança de rua, mudaríamos o futuro deste país. Mas nós, da classe média para cima, não saímos da retórica de exigir tudo do Estado enquanto sonegamos impostos e criticamos os programas sociais do governo, dizendo que são “esmolas”. E depois reclamamos quando uma dessas crianças cresce e nos assalta e até mata.

Tirar essas crianças das ruas, impedindo-as de se tornarem criminosos perigosos, não compete só ao governo. É uma decisão da sociedade. Essas crianças só estão nas ruas porque a sociedade brasileira não exige de si mesma mudar esse quadro. Toda iniciativa cidadã o brasileiro delega ao governo, contanto que ele mesmo, o cidadão, não tenha que contribuir de maneira nenhuma.

Não existe um dia das crianças.

Escrito por Eduardo Guimarães

Fonte: Cidadania.com

0 Comments:

Acessos