Pesquisar neste blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CPI do MST

Causou escândalo a imagem da destruição de laranjais pelo trator do MST em Borebi, interior de São Paulo. Confesso, que também senti mal estar com as imagens. Mas o grande desafio da imprensa era buscar compreender o fato em todas as suas dimensões.

Aquela fazenda é grilada pela empresa transnacional CUTRALE, gigante produtora de suco de laranja. A terra pertence à União e o INCRA já entrou com ação para recuperar a mesma há anos. Em conjunto são 30 mil hectares divididos em várias fazendas que pertencem à União.

O MST ocupa fazendas ali há 14 anos e já conseguiu algumas, inclusive o assentamento de Zumbi dos Palmares. A fazenda em questão tem 2,7 mil hectares e o MST destruiu 3 mil pés de laranja, sendo que a CUTRALE tem 1 milhão de pés plantados nesta terra grilada. O MST alega ter destruído 2 hectares para plantar feijão e milho.

O MST é o maior e mais importante movimento social do Brasil e sua causa é justa: democratizar o acesso à terra e assegurar às famílias camponesas os direitos humanos básicos.

A CUTRALE, como empresa poderosa que é, deveria comprar a terra para plantar seus laranjais e não tomar para si terras públicas.

Já fui em muitos acampamentos de sem-terra. Passam anos aguardando decisões judiciais que poderiam ser mais ágeis. Não é fácil viver debaixo de barracas de lona com crianças, idosos e doentes. No calor é penoso, quando chove é um drama!

A minoria que detém a propriedade da terra é poderosa. Tem dinheiro, segurança privada, bancadas parlamentares, apoio da maior parte da mídia e não abrem mão de que tem.

Um passo importante é a revisão do índice de produtividade. Vai forçar os grandes proprietários a produzir mais e melhor, além de permitir a desapropriação de terras para a reforma agrária em todo o país.

No colóquio como Movimentos Sociais (24 e 25 de outubro), Dilma criticou o trator nos laranjais mas rechaçou a criminalização do MST e dos Movimentos Sociais.

Lula está sendo chantageado pela bancada ruralista. A mídia é parcial. Ela poderia mostrar quantas vezes os ruralistas foram "anistiados" de suas dívidas com o Tesouro. A oposição tentou instalar uma CPI para investigar o MST. Não deu certo! Mas após o trator nos laranjais, conseguiu o número necessário de assinaturas e teremos mais uma CPI do MST.

Por Nimário Miranda

Fonte: Blog do Nilmario

0 Comments:

Acessos