Pesquisar neste blog

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Para compreender o que ocorre na Bolívia

As viagens a trabalho de Eduardo Guimarães, mascate internacional, como ele mesmo denomina sua atividade econômica, sempre me serviram para compreender o como as elites determinam o julgamento popular sobre os governos de esquerda na América Latina. Não é novidade para ninguém, a admiração de dispenso ao Eduardo, um verdadeiro militante que revela bastante o que Frei Betto chamaria de "militonto". O conhecimento da Pátria Grande (América Latina, nos sonhos dos seus libertadores, Simon Bolívar, Che Guevara...) e ainda a sua capacidade de senso crítico têm sido utilizados de forma fraterna, humana e divina para mostrar o quanto as elites preconceituosas e concentradoras das riquezas dos estados querem continuar a mandar no que é de todos como se fosse propriedade privada. Para tanto, sempre utilizam do "quarto poder", a imprensa, que, sobretudo nos países latino americanos, governados por partidos de esquerda tem se comportado como partido político da pior espécie, merecendo a alcunha de PIG (Partido da Imprensa Golpista).
Neste instante, Eduardo Guimarães está na Bolívia, trabalhando para ganhar o seu pão e concomitantemente trabalhando para ganhar argumentos que constrói o respeito de nação para nação. Perguntando, discutindo e descobrindo as opiniões dos povos que, na maioria das vezes, repetem a opinião publicada pelo PIG como se fosse uma publicação da opinião pública.
É bastante interessante o relato das primeiras impressões que ele levantou ao chegar hoje na Bolívia. Vale a pena ler. Clique aqui para ler o que Eduardo já publicou no blog cidadania.com

0 Comments:

Acessos