Pesquisar neste blog

sábado, 14 de junho de 2008

Pintadas, a cidade baiana que resistiu ao coronelismo e venceu

A chegada do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (Credibahia) ao município de Pintadas, em abril de 2008, tem um sabor especial para todos que acompanharam, mesmo de longe, a saga do movimento social naquela cidade do semi-árido baiano. É um símbolo das mudanças que ocorrem com o Governo Wagner, com o Governo Lula.

Pintadas há anos vem se destacando por uma peculiar experiência de organização popular. Já rendeu importantes dissertações de Mestrado e Doutorado na área da Gestão Pública. O Projeto Pintadas/BNDES, voltado para a produção, foi o pioneiro, seguido depois pela criação da Rede Pintadas, entidade que articula 11 organizações sociais, culturais e projetos de autogestão.

A organização do Partido dos Trabalhadores em 1988 marcou profundamente a cidade. Mesmo com as derrotas eleitorais de 1988 e 1992, foi um caminho sem volta no campo político-partidário e na gestão pública. A obra “Projeto Rede Pintadas”, da autoria de Fernando Fisher e Antônio Nascimento conta essa história em detalhes.

Depois que o PT conquistou a Prefeitura de Pintadas, em 1996, o município não recebeu mais nenhum apoio dos sucessivos governos da Bahia, sob o comando do PFL, hoje DEM.

Um exemplo típico se deu com o fechamento do único estabelecimento bancário, o BANEB, pouco antes do início da primeira administração petista em 1997, obrigando as pessoas a uma jornada de ida e volta de 50 Km ao município vizinho de Ipirá. Uma história marcada pela perseguição, isolamento e discriminação de sucessivos governos carlistas.

No caso do fechamento do Baneb, o tiro político saiu pela culatra.

Como reação, surgiu o CrediPintadas, em 1998, transformado depois na Cooperativa de Crédito Rural de Pintadas (SICOOB Sertão), exercendo algumas funções bancárias e atuando no microcrédito. A adversidade virou o trunfo da Rede Pintadas como gestora financeira de grande parte dos recursos repassados pelas instituições internacionais de apoio e também do fundo rotativo formado a partir do Projeto Pintadas/BNDES.

O Centro Comunitário de Serviços de Pintadas (CCSP) passou a ser a entidade gestora do Projeto Pintadas/BNDES, com a finalidade de capacitar e prestar assistência técnica aos pequenos produtores. Com o tempo, ganhou importância e autonomia, a ponto de se tornar um verdadeiro fórum de desenvolvimento municipal e de discussão de ações de interesse público.

A busca por alternativas à geração de emprego e renda, opções de produção e convivência com a seca em Pintadas continua. A prefeitura recebe agora o reforço da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), da Desenbahia e do Sebrae, com a chegada do Credibahia.

Tem, portanto, sabor de vitória a chegada do CrediBahia em Pintadas, a cidade que resistiu ao coronelismo. E venceu.

Fonte: Bahia de Fato

0 Comments:

Acessos