Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de junho de 2008

A mídia e o binômio PSDB/DEMOCRATAS

O ÓBVIO SÓ É PERCEBIDO POR QUEM TEM SENSO CRÍTICO

Não desejo satanizar o PSDB nem os DEMOCRATAS, entretanto, o inequívoco e demaisiado óbvio a blindagem que a mídia brasileira criadora do PIG (Partido da Imprensa Golpista), faz com esses dois partidos. Um deles, o PSDB, ainda governa alguns dos estados de maior economia no Brasil, a exemplo de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e ainda outros menores dos quais me lembro no momento, o estado de Roraima.
Nos últimos dias, a imprensa internacional denunciou uma farra de compras de licitações fraudulentas e subornos a governos em vários países, pela empresa francesa Alston. Um dos principais destaques desses atos corruptos é o governo de São Paulo, durante todo o reinado da dinastia tucana naquele estado.
Entretanto, da forma que a mídia finge que noticia estes atos vergonhosos que macula a imagem do PSDB e principalmente dos candidatos deste partido, tanto nas eleições deste ano, como principalmente nas eleições presidenciais de 2010, o escândalo ALSTON vem sendo abrandado pela mídia como se nada significasse. Caso a roubalheira fosse cometida por alguém do PT ou ligada ao governo federal, seria um estardalhaço maior que os supostos "dossiês".
O ombudsman da Folha de São Paulo, já sentiu obrigado a criticar o óbvio, para não cair em maior descrédito do que já alcançou, devido ao fato da blogosfera já ter denunciado durante a semana, a estratégia antipetista da Folha de São Paulo em macular o PT.
Em matéria daquele jornal no decorrer da semana, dizia que as empresas que fizeram doação ao PT, tiveram retorno prestando serviço ao governo federal (embora tudo licitado), na proporção de R$ 54,00 para cada R$ 1,00 doado.
É bom lembrar que nem o jornal nega que tudo ocorreu de forma legal, mediante licitação. Não se pode descuidar também de que a mesma matéria diz no corpo do texto, que empresas que doaram ao PSDB também tiveram retorno dos governos tucanos nos estados que são governados por este partido, sendo que o retorno foi muito além do triplo que obtiveram as empresas contribuintes do PT.
O fato vergonhoso cometido pela Folha de São Paulo e criticado pelo seu ombudsman (pessoa contratada pelo jornal para fazer críticas a esse mesmo jornal - tais críticas, no caso de Folha de São Paulo, são publicas aos domingos, sem o destaque merecido. Uma tática para enganar o leitorado levando-o a crer que o jornal é sério. Uma espécie de produção de álibi contra acusações de partidarismo, no caso da FSP, antipetismo ou antilulismo), foi que o jornal noticiou a proporção de ganho em retorno das empresas que contribuíram com o PT, em forma de manchete, chamando a atenção do leitor, sem destacar e sem fazer as contas para mostrar que o ganho do PSDB, embora divulgado que foi maior, não disse o quanto. Pior ainda, é que pela lógica, a manchete deveria ter sido de modo inverso, ou seja, em ver de dar destaque ao retorno das empresas que contribuíram com o PT, deveria ter destacado o retorno que tiveram as empresas contribuintes do PSDB, visto que seus valores foram mais que o triplo daqueles que receberam as que contribuíram com o PT.

Por fim, para quem ainda não acredita que o PIG protege o binômio PSDB/DEMOCRATAS, se ainda precisam de mais informações para tanto, indico um acesso ao blog Caso Alston e os tucanos.

0 Comments:

Acessos