Pesquisar neste blog

segunda-feira, 24 de março de 2008

Veja faz escola

Houve tempo em que a Folha fazia-se seguir em vez de ela própria seguir algum veículo, mas é sintomático desse processo de mimetização em que o jornal vem se embrenhando momentos como o último domingo, quando reproduziu (mais uma) denúncia da Veja, agora acusando o governo Lula de ter montado um dossiê no qual figuram os gastos da Presidência da República à época de Fernando Henrique Cardoso.

O material estaria sendo usado pelo governo Lula para “intimidar” a oposição tucana e teria sido conseguido por esse governo usando-se recursos do Estado, tais como a Abin.

Se você acha ruim a Folha seguir os passos da Veja, acredite-me, ela fez ainda pior: seu portal de internet, o UOL, publicou, na tarde de domingo, uma manchete (principal) e, logo abaixo, em letras miúdas, chamada para uma enquete. A manchete dizia que Lula estaria gastando dinheiro público (do PAC) em “ano eleitoral”, e a enquete perguntava o que o leitor estava achando disso.

Quando vi aquilo eu tinha acabado de ler coluna de Luis Nassif em que ele, que já foi membro do Conselho Editorial da Folha, falava do absurdo que era a reportagem da Veja e, tanto quanto eu, lamentava até onde caiu a Folha.

Só para constar: Nassif demoliu a matéria da Veja em meia dúzia de linhas, perguntando, entre outras coisas, por que Serra e outros governantes tucanos assinaram os acordos do PAC se o programa é eleitoreiro. Quereriam esses governadores e prefeitos tucanos ajudar Lula e o PT a lucrarem eleitoralmente?

Imediatamente acessei a enquete do UOL e colei lá a matéria do Nassif. Resultado: a sondagem, que não fazia nem 5 minutos que estava lá e que não tinha, ainda, nem uns 10 comentários, sumiu em mais uns dez minutos. E não voltou mais.

Já reportagem como a da Veja desta semana, até eu posso fazer. Digo que uma fonte - e não digo qual é, amparado pela lei de imprensa - afirmou qualquer coisa sobre qualquer um e os acusados que se virem para provar que são inocentes. Posso fazer qualquer acusação, se me derem o mesmo direito que a Veja parece achar que tem de acusar sem provas.

Dizem que a Veja está se desmoralizando e eu acredito, mas ela se desmoraliza já não é de hoje. Pior é a Folha mimetizando a Veja e a constatação de que a pior grande publicação brasileira de todos os tempos está se fazendo seguir da mesma forma como a Folha fez um dia, quando praticava um jornalismo independente.


Escrito por Eduardo Guimarães às 19h22

Fonte: http://edu.guim.blog.uol.com.br/

0 Comments:

Acessos