Pesquisar neste blog

sábado, 18 de julho de 2009

Zelaya estaria em Honduras, dizem fontes da resistência

ABN e Telesur ainda não confirmam a notícia
Mais cedo, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, havia dito que em poucas horas o presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya, estaria de volta ao país.
Desde a Nicaragua, Manuel Zelaya, numa entrevista coletiva à imprensa assegurou nesta sexta que regressaria ao seu país "de uma forma ou de outra", mas evitou dar detalhes sobre a forma de retorno, para não alertar os golpistas, a quem acusou de "estar assassinando gente"
Ás 21h16, notícias da resistência hondurenha diziam que Zelaya já estaria em Honduras.
A Telesur, a Agência Bolivariana de Notícias (ABN) e a VTV, da Venezuela, ainda não confirmaram essa notícia.
Segue o post de Laerte Braga, que está em contato permanente com membros da resistência.
http://www.viomundo.com.br/
ZELAYA ESTÁ EM HONDURAS – CAI A MÁSCARA GOLPISTA DOS EUA – OBAMA É OBJETO DE DECORAÇÃO
(notícias da resistência hondurenha, 21h16m)
por Laerte Braga
Manuel Zelaya presidente constitucional de Honduras já está em território hondurenho e falou ao povo de seu país através de um telefone. O discurso de Zelaya chegou a todos os cantos do país. O governo golpista de Roberto Michelleti anunciou que não aceita a volta do presidente constitucional e os níveis da repressão beiram a bestialidade.
Pessoas são mortas nas ruas de Tegucigalpa, muitas são conduzidas às prisões e os postos de saúde controlados pelos golpistas negam atendimento a feridos. As principais vias de acesso para exportação de produtos hondurenhos estão bloqueadas pelo Movimento de Resistência Nacional.
O governo dos Estados Unidos censurou a volta de Zelaya. Para setores da resistência hondurenha o presidente Barak Obama não tem controle algum sobre as principais agências de informações e as forças armadas de seu país. Todas as decisões são tomadas em nítido confronto com suas políticas e ignorando posições públicas de Obama.
Os golpistas se valem disso e estão sustentados por militares ligados a norte-americanos, ao tráfico de drogas e de mulheres e ao jogo. As grandes máfias associadas aos empresários do país que operam no mercado de café, banana e indústria têxtil.
O governo da Nicarágua colocou tropas na fronteira com Honduras como medida preventiva para impedir qualquer ação de tropas golpistas do vizinho em seu território. A mesma medida foi tomada pelo governo de El Salvador.
No entendimento de forças populares há uma ação concentrada de embaixadores dos EUA na região, em conluio com o governo paralelo dos EUA para desestabilizar toda a área, provocar uma guerra civil e assim derrubar governos contrários aos interesses norte-americanos.
O presidente Chávez da Venezuela afirmou que é preciso com urgência que Obama decida e defina quem de fato governo os Estados Unidos. Se ele Obama, eleito pelo povo, ou os derrotados que controlam a máquina de espionagem e os militares daquele país. Chávez disse que a postura dos EUA é inaceitável quando o mundo inteiro condena o golpe. Acentua que figuras do governo de Obama estão em franca disputa com o presidente. Não refletem as declarações do presidente e acatam decisões de figuras do antigo governo de Bush.
Obama neste momento é um boneco, um objeto de decoração envolvido em tramas golpistas.
A população de Honduras permanece nas ruas. A Cruz Vermelha já contabilizou oficialmente pelo menos cinqüenta mortos nos últimos dois dias o que faz com que o número chegue a cento e cinqüenta no total. Mais de mil hondurenhos estão desaparecidos, a maioria líderes populares e de oposição ao governo golpista.
A forma como os militares estão agindo nas ruas, invadindo casas, promovendo saques, estuprando mulheres, torturando sem qualquer limite ou controle mostra que o golpe sobrevive sem comando efetivo.
Emissoras de tevê do exterior, neste momento, inclusive a CNN dos EUA, estão fora do ar. Não conseguem transmitir imagens de Honduras. A TELESUR, independente e bolivariana teve vários jornalistas detidos pelos militares.
A comunicação entre os grupos de resistência está sendo feito de forma precária via internet, celulares e por volta das 20 horas havia indícios que alguns chefes militares estavam se mostrando descontente com a boçalidade do comando golpista. Isso pode significar a perspectiva de um racha entre os militares e debilitar mais ainda a posição dos golpistas.
Há pelo menos quinhentos soldados dos EUA numa base em Honduras. Existe o temor que possam tentar intervir no país a pretexto de manter a ordem. Ordem de Washington evidente.
O governo do presidente Daniel Ortega da Nicarágua está acusando os golpistas de tentar forçar uma situação de guerra para justificar a intervenção militar norte-americana, mesmo que disfarçada com presença de tropas de outros países, como acontece no Haiti, onde norte-americanos depuseram o presidente Bertrand Aristides e até hoje, com ajuda de militares brasileiros controlam aquele país, num regime de terror e barbárie.
Setores da resistência falam em banho de sangue, tamanha a selvageria dos militares hondurenhos. Porta vozes da Cruz Vermelha mostram-se horrorizados com essa violência e a insegurança chega a todos. O caráter inumano dos militares hondurenhos assusta a observadores estrangeiros e a jornalistas.
Não há respeito a nada. Traficantes de drogas e mulheres ligados a quadrilhas com base em Miami estão em Honduras dando respaldo ao golpe e ocupam o ministério da justiça através de um representante de esquadrões da morte naquele país.
Há cidadãos de outros países detidos, principalmente da Nicarágua.
As comunicações da resistência com o exterior são precárias e neste momento acredita-se que daqui para a frente vão aumentar os confrontos. Para a resistência ao golpe a fraqueza política do presidente Barak Obama é o principal fator de força dos golpistas. Obedecem a um comando de Washington que ignora Obama. A ação do embaixador dos EUA em Honduras é francamente de colaboração com os golpistas.
Não está confirmada a notícia que Zelaya esteja acompanhado de um representante da OEA. Mas está confirmada a chegada do presidente constitucional ao país.

Fonte: Blog Desabafo Brasil

0 Comments:

Acessos