Pesquisar neste blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Serra revoluciona a educação em SP com a banana dos feirantes

O governador da Locomotiva Que Puxa a Nação Rumo ao Hemisfério Norte e Presidente de Nascença, J. Serra, mostra mais uma vez suas virtudes de estadista, capazes de superar o grande Rui Barbosa. Tal qual o Bom Baiano, O Maior Luminar da Economia Nacional preocupa-se com as grandes questões do Brasil e do estado que governa para passar o tempo enquanto não assume o lugar que é seu desde o Gênesis. Assim, apercebeu-se de que a população paulista enfrentava, com a galhardia e gentileza dos bandeirantes, um terrível obstáculo ao desenvolvimento: a venda de banana em dúzias. Em suas frequentes visitas às feiras-livres do bairro paulistano da Lapa, o Novo Churchill dos Trópicos condoeu-se, pois as donas-de-casa e os feirantes eram obrigados a realizar complexos cálculos matemáticos para comercializar meia dúzia de bananas. Compadecido, chamou o Secretário de Educação da Microsoft e contou a triste saga enfrentada pelos paulistas. Travou-se o seguinte diálogo:
- Ilustre secretário, como resolver esse problema?
- Senhor governador e futuro presidente desta nação, infelizmente nosso sistema educacional não pode chegar a tanto. Veja, é preciso que os alunos aprendam o que é uma dúzia e que, além disso, aprendam a fazer a divisão de 12 por 2.
- É verdade, é uma operação difícil para os alunos da rede pública. Mas será que a Editora Abril não poderia ajudar-nos e fazer uma edição especial da revista Nova Escola? Afinal,
demos 3,7 milhões para eles…
- Senhor governador e mais preparado dos brasileiros, o problema é que esse dinheiro era para outra coisa… Se pedirmos uma edição especial, vai dar sair mais caro.
- E a equipe que o Sr. montou em sua secretaria, ilustre secretário, não poderia fazer uma cartilha?
- Sinceramente, Sr. governador e Presidente de Nascença, temo que seja perigoso. A última vez que mandei eles fazerem uma cartilha, eles puseram trechos de livros pornográficos para as crianças lerem.
- É verdade. E o assunto agora é sugestivo, eles podem repetir o erro. Então o Sr. ilustre secretário não vê como fazer a população aprender a dividir 12 por 2?
- Não senhor. E, francamente, acho que a maioria nem precisa saber. Não vão usar para nada, mesmo. Quando o Sr. for presidente, eles nem mais vão ter emprego, poderão viver do Bolsa-Esmola.
- Está bem. Então vamos fazer diferente. Vamos proibir a venda de banana a dúzia. A partir de agora, banana só poderá ser vendida a quilo. Assim ninguém mais precisa fazer contas, a balança faz.
- Genial, senhor governador. Por isso é que o Sr. é o Mais Preparado dos Brasileiros!
Em seguida, o Diamante Moral que a Móoca Deu ao Mundo chamou seu secretário da Justiça e ordenou que ele fizesse e a assembléia bajulativa de SP aprovasse a lei 13.174/2009, que obriga a venda de banana em quilo no Estado.
Comentário da Tia Carmela: Quando era um menino já mais crescido, às vezes o Zezinho ia pro mercado ajudar o pai dele na banca de frutas. Mas ele não gostava muito de fazer contas e sempre reclamava de ter que contar nos dedos sempre que pediam meia dúzia de bananas. Uma vez ele falou para uma freguesa: leva uma dúzia porque meia dá mais trabalho. E o pai dele ralhou com ele e puxou a orelha na frente de todo mundo. O Zezinho ficou muito chateado, naquele dia…

0 Comments:

Acessos