Pesquisar neste blog

domingo, 27 de setembro de 2009

SAMUEL CELESTINO MOSTRA, EM EXCELENTE ARTIGO, O MAL QUE PAULO SOUTO, ACM, CÉSAR BORGES, FHC FIZERAM A BAHIA AO LONGO DE 30 ANOS.


E QUE WAGNER ESTÁ MUDANDO EM DOIS ANOS E MEIO.
Está hoje no jornal A Tarde. Vale a pena ler.
O respeitado articulista (que as vezes discordo mas hoje concordo com certa releitura..) abre o artigo destacando qu os candidatos à governador terão que debater projetos que impulsionem o estado.
De inicio faz um excelente reconhecimento da importância dos avanços que a política que Wagner qualifica de “vaslores imateriais” (e Geddel ignorante como é, tentou desqualificar..) consolidou no estado.
Diz Samuel: “… Estes tempos de boa convivência que Wagner rotula de “valores imateriais”, já são presentes e não têm volta. A sua vitória impulsionou o processo de democratização da Bahia, a pluralidade político-partidária, a liberdade de dizer e agir, e a libertação do medo para dar lugar à cidadania na sua essência”
Em seguida Samuel faz um excelente diagnostico sobre o atraso que os carlistas construíram na Bahia, com décadas perdidas em preparar as bases para o desenvolvimento econômico.
Constata que após o advento do Pólo Petroquímico concebido por Rômulo Almeida, nada mais se fez em termos de bases estruturais.
Uma infraestrutura completamente defasada, sistema de escoamento e estimulo à produção inexistentes, estradas importantes sem equacionamento, portos completamente defasados, enfim, Samuel traça um excelente quadro que justifica os dados recolhidos pela Firjam para o biênio 2005/2006, sob o governo Paulo Souto. (seria bom que ele falasse sobre isso em Mario Kertész… sem processar Samuel…)
Em seguida Samuel aborda, infelizmente sem o credito completo, as medidas que o governador Wagner está tomando em dois anos e meio de governo para reverter o quadro de atraso: A ferrovia Oeste Leste, o porto Sul, a Via Expressa, a privatização de rodovias importantes, etc.
Enfim, ainda que com algumas criticas, o artigo de Samuel, faz um excelente contraponto entre as décadas de atraso e o esforço que Wagner está, com medidas concretas, fazendo para reverter, colocando a Bahia em novo patamar.
Excelente artigo o de Samuel. (desculpe a pretensão…lendo-o junto com o meu)
Antonio do Carmo

0 Comments:

Acessos