Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

“Wagner está mudando as condições de saúde na Bahia”

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) voltou a defender a saúde na Bahia em discurso na Câmara Federal (dia 12/8). Segundo o parlamentar, nos medicamentos de alto custo, o Governo Jaques Wagner triplicou o investimento em apenas dois anos, comparando com o que era gasto em 2006, no Governo Paulo Souto.
“Em 2008 foram investidos mais de R$ 94 milhões para viabilizar medicamentos de alto custo para mais de 45 mil pacientes. Até o final de 2006 havia uma fila de espera de quase dois anos para que um paciente com hepatite pudesse começar o tratamento pelo SUS na Bahia. A fila foi zerada por Wagner em julho de 2007”, afirmou.
Emiliano disse que o Governo Wagner está pagando ao Ministério da Saúde uma dívida de mais de R$ 7,2 milhões, gerada em função de a Secretaria da Saúde da Bahia, no governo passado, “ter feito inúmeras cobranças indevidas ao Ministério da Saúde relativas a medicamentos de alto custo”.
O deputado lembrou que Paulo Souto não contribuiu na abertura de nenhuma loja da Farmácia Popular do Brasil no âmbito do Estado e que as poucas que foram abertas tiveram exclusivamente a parceria entre o Ministério da Saúde e governos municipais. “A maior rede de farmácias do Brasil não teve apoio do governo passado. A Cesta do Povo, que Paulo Souto entregou falida, ao ser reativada por Wagner ganhou um novo serviço: a implantação de 26 lojas da Farmácia Popular”.
FIM DO MONOPÓLIO
“No Governo Paulo Souto havia um amplo esquema de empresas que prestavam serviços ao Estado. Eram essas empresas que detinham os contratos nos hospitais. A Bahia manteve, por mais de 10 anos, um monopólio na contratação de médicos através de uma única empresa, a Coopamed. O governo Wagner desmontou os esquemas, contratou novas empresas, aumentou os serviços prestados, ampliou os postos de trabalho e reduziu o custo desses serviços”, afirmou o parlamentar.
“O governo Wagner fez uma grande seleção pública em 2007 para contratos temporários para médicos e recentemente fez o primeiro concurso público para médicos na rede hospitalar estadual em mais de 10 anos, democratizando o acesso a esses postos de trabalho e acabando com a panelinha anteriormente existente. Nos dois primeiros anos de governo, contratou-se mais de 10.000 postos de trabalho para a rede pública estadual”, ressaltou.
Emiliano finalizou: “Wagner, em apenas um ano, concluiu 53 novas unidades de saúde da família. Através de convênios com os municípios e construções feitas pela CAR e CONDER, serão 400 novas unidades de saúde da família em quatro anos, a maior ampliação de rede básica já realizada em um único governo. O Governo da Bahia está efetivamente mudando as condições de assistência à saúde no Estado, superando a herança nefasta herdada da administração anterior”.

Fonte: Emiliano José

0 Comments:

Acessos