Pesquisar neste blog

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Evo Morales tem mandato ratificado através de voto popular

Adital - De acordo com os últimos resultados divulgados pela Corte Nacional Eleitoral (CNE), com a participação de 43,2% dos votos computados em âmbito nacional no referendo revogatório, realizado ontem (10), o presidente Evo Morales e o vice-presidente Álvaro Garcia Linera conseguiram a ratificação de seus mandatos, com 58,27% dos eleitores votando no "Sim" e 41,73% no "Não". Até o fechamento desta edição, foram computados 1.748.633 votos, sendo 93,21% válidos, 3,34% em branco e 3,46% nulos. 

Os cidadãos bolivianos que participaram do referendo tiveram que responder a duas perguntas. Para o mandato de presidente e de vice-presidente, a pergunta foi: "Você está de acordo com a continuidade do processo de mudança liderado pelo presidente Evo Morales Ayma e pelo vice-presidente Álvaro Garcia Linera?". Em âmbito regional, os eleitores tiveram de responder a pergunta "Você está de acordo com a continuidade das políticas, das ações e da gestão dos governadores dos departamentos?". 

Os dados parciais enviados pelas Cortes Departamentais Eleitorais para a CNE dão vitória para os governadores da chamada região da "meia lua". Os opositores autonomistas comemoraram a ratificação do mandato dos governadores de Santa Cruz, Ruben Costas, com 72,08% de votos para o "sim"; de Ernesto Suárez, de Beni, com 66,92% de "sim", e de Mario Cossío, de Tarija, com 61,70% para o "sim". Também ratificaram seus mandatos o governador de Potosi, Mario Virreira com 60,38%, e Leopoldo Fernández, de Pando, com 55,51%.

Estão tendo seu mandato revogado os governadores de La Paz, José Luis Paredes com 55,41% dos eleitores votando "não"; Manfred Reyes, de Cochambamba, com 52,41% votando "não", além do governador de Oruro, Alberto Aguilar com 60,02% dos eleitores votando na revogação de seu mandato.

Em nota oficial em nome da delegação do Mercosul, o presidente do Parlamento do Mercosul, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), e o ex-vice-presidente argentino, Chancho Álvarez, pediram que os resultados do referendo fossem respeitados em todas as regiões do país. Segundo Dr. Rosinha, os departamentos bolivianos governados por opositores de Evo Morales não vão conseguir a separação do restante da Bolívia. Ele afirmou que nenhum país latino-americano reconhecerá um processo de ruptura dessas regiões

Fonte: Adital

0 Comments:

Acessos