Pesquisar neste blog

quinta-feira, 4 de março de 2010

O naufrágio de Serra

O naufrágio de Serra




Começa a se repetir o script eleitoral de 2002 para o governador de São Paulo, José Serra. Trecho de uma matéria do site Terra Magazine, de autoria de Bob Fernandes, resume o processo autofágico em que sua pré-candidatura à Presidência mergulhou:

Às 11h55, na inauguração da Cidade Administrativa de Minas Gerais, com o governador José Serra e cúpula do PSDB presentes, os três mil convidados quebram o ritual tucano e gritam: ‘Aécio presidente! Aécio presidente!’ (...)”

Concomitantemente com a sua lenta, gradual e segura queda nas pesquisas, o notoriamente ardiloso governador paulista vai naufragando não só nas pesquisas, mas também nas alianças.
Apesar da popularidade estrondosa do cabo eleitoral Lula e da aprovação imensa ao seu governo, o processo de apodrecimento da candidatura daquele que é a aposta da direita para retomar controle do Estado surpreende pela prematuridade.
Só quem não entende os princípios da política é que tampouco entende que os métodos serristas estão na raiz de sua progressiva débâcle eleitoral. Vejam só o caso de Aécio Neves. Hesito em publicar aqui os insultos que o principal blogueiro de Serra fez ao correligionário mineiro dele por este ter desafiado sua hegemonia no PSDB.
O uso excessivo dos jornais, revistas, tevês, rádios e portais de internet de Serra contra Dilma e Lula, por sua vez, escancarou a estratégia do tucano para a parcela mais politizada da sociedade. Não é por outra razão que Lula tem aprovação majoritária também entre os mais ricos e escolarizados e que, nesse segmento, Dilma se sai melhor que entre os mais pobres.
Outro componente importante para o naufrágio eleitoral do governador paulista, claro, é o colapso de sua administração em setores que todos sabem. Contudo, o caráter dele assusta até os seus correligionários.
Não se sabe se sua tropa de choque na mídia age como age a seu mando ou se extrapola simplesmente por querer mostrar serviço, mas o fato é que o autoritarismo e a crença cega no poder midiático e na tática da “desconstrução” o inviabilizou novamente.
A pressão extremada dos veículos de comunicação e da cúpula do PSDB sobre Aécio torna sua recusa em compor a chapa serrista cada vez mais irreversível. E nem Serra nem a mídia desistem.
Fosse outro o candidato do PSDB, alguém que não se mostrasse tão incontrolavelmente mau-caráter, acredito que a eleição seria uma incógnita maior. Como a conduta de Serra é pavloviana, é possível que ele afunde de vez bem antes de outubro.

Eduardo Guimarães

2 Comments:

Anônimo said...

Creio que texto não está dirigido ao candidato do PSDB, mas a candidata de Lula que utiliza a máquina do estado para fazer campanha. Só um cego não enxerga isto, e isto é o principal motivo do pequeno crescimento que Dilma conseguiu nas últimas pesquisas.

Valdecy Alves said...

Sem dúvida que a blogosfera é o grande espaço para divulgação do pensamento moderno. Seja o conhecimento necessário à sabedoria, seja o conhecimento necessário à construção da justiça social.... Assim, além de parabenizar pelo blog, convido para ler artigo no meu blog sobre os 10 municípios que pagam os 10 piores pisos no Estado do Ceará, abaixo do salário mínimo: www.valdecyalves.blogspot.com

Acessos