Pesquisar neste blog

sexta-feira, 26 de março de 2010

Lula joga na cara de Serra o fim da CPMF


Serra pede melhorias na saúde e Lula reclama de fim da CPMF

(Reportagem de Fernando Exman)

O governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato à Presidência pelo PSDB, defendeu nesta quinta-feira melhorias no sistema de saúde brasileiro, mas ouviu na sequência uma crítica à oposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo fim da CPMF.

Os dois participaram de uma cerimônia de entrega de ambulâncias a prefeituras paulistas, em Tatuí (SP). A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata a presidente pelo PT, também estava no evento.

"Nós temos que aperfeiçoar o nosso sistema de saúde. Temos que torná-lo cada vez melhor, cada vez com o atendimento de primeira classe", discursou Serra, ex-ministro da Saúde.

"Podemos ter em avião primeira, segunda e classe turista, mas não podemos ter na saúde serviço de primeira e serviço de segunda classe. Saúde tem que ser serviço de primeira classe para todo mundo e esse é um trabalho que nós estamos perseguindo", destacou.

Em seguida, entretanto, o governador paulista ouviu do presidente uma queixa sobre a oposição, que em 2007 conseguiu no Senado impedir a prorrogação da CPMF.

Parte dos 40 bilhões de reais arrecadados pelo tributo era destinada à saúde. Para Lula, a postura dos senadores de oposição foi uma "mesquinharia".

"Fiquei muito magoado e ofendido quando a minha oposição no Senado derrubou a CPMF. Eu não conheço um empresário no Brasil que reduziu do custo do seu produto 0,38 por cento, que é o que a gente pagava no cheque", afirmou o presidente.

"Quem quer que seja o presidente da República depois de mim vai ter que discutir mais dinheiro para a saúde. Não tem alternativa. Não é possível fazer saúde neste país sem dinheiro, custa caro", acrescentou.

O presidente sugeriu ainda que o Ministério da Saúde apresente uma proposta para a compra de aviões e helicópteros para o transporte de doentes de lugares mais distantes e com enfermidades graves.

Reuters

Minha fonte: Blog Brasil, mostra tua cara

0 Comments:

Acessos