Pesquisar neste blog

terça-feira, 23 de março de 2010

Dilma Roussef pode ganhar no primeiro turno, para o bem do Brasil

As informações são do conservador jornal Estadão. Portanto, insuspeitas. O crescimento nas pesquisas eleitorais da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, ante a estagnação do governador de São Paulo José Serra (PSDB) tem impressionado os diretores dos quatro principais institutos de pesquisa do país.


"Não é impossível imaginar que a Dilma ganhe a eleição já no primeiro turno", avalia João Francisco Meira, do Vox Populi. Para ele, quando há candidatos carismáticos, a disputa se concentra mais entre as personalidades desses candidatos, o que não seria o caso desta eleição. O que deve decidir a disputa, em sua opinião, são fatores como a economia: se estiver ruim, a tendência é de mudança - mas a economia é o principal trunfo do governo Lula.


Em segundo, o aspecto ideológico - nesse caso, diz ele, 56% das pessoas se definem como sendo de esquerda e 30% como eleitores do PT. Meira ressalta também a importância do tempo de TV e de algum incidente que possa alterar a opinião dos eleitores.


Ricardo Guedes, do Sensus, endossa a tese pró-PT: "Dilma tem produto para mostrar, a economia. O Serra não tem. Hoje a tendência é muito mais pró-Dilma".

Márcia Cavallari, do Ibope, e Mauro Paulino, do Datafolha, adotam um pouco mais de cautela, embora tenham admitido cenário favorável à Dilma. "O comportamento do eleitor não é matemático. A campanha ainda tem muita coisa para acontecer. O que a gente sabe é que o eleitor se sente muito confortável de ter votado no Lula e agora fazer essa avaliação de que acertou. Ele pensa: 'Acertei, e o País está tendo avanços'. O eleitor considera que os avanços foram muito mais profundos no governo Lula. A comparação com o governo FHC é prejudicial para o Serra", afirmou a diretora do Ibope.

Oldack Miranda

0 Comments:

Acessos