Pesquisar neste blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Haiti é aqui – em SP










Não, a foto acima não é do Haiti. O que você vê é a população de uma das cidades mais ricas do mundo revoltada com uma tragédia humanitária que emula em vários aspectos a do país caribenho.
Dá medo viver hoje em São Paulo. A cidade mais rica do país é, também, a que se tornou uma selva desconhecida onde tudo pode acontecer. Até você morrer afogado, ser soterrado, ter seus bens destruídos em questão de minutos, adoecer por contaminação de enxurradas de água infectada com excrementos e todo tipo de material infeccioso...
Nos jornais e tevês, o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, culpa São Pedro e a população vitimada pelo descaso não só da Prefeitura, mas do governo do Estado. A cada tragédia, mídia, prefeito e governador de São Paulo citam novos recordes de precipitação pluviométrica e de lixo atirado nas ruas pela população atingida.
Todavia, a principal causa dessa tragédia foi desnudada por reportagem da jornalista Conceição Lemes no site Viomundo. Conceição mostra que o que aumentou não foi nem o lixo na rua nem o mau humor de São Pedro, mas o descaso das autoridades municipais e estaduais.
As obras de desassoreamento do rio Tietê não estão sendo feitas como deveriam e a coleta de lixo foi reduzida no âmbito do “choque de gestão” tucano-pefelê. Essa compulsão por interromper obras e acumular recursos em caixa fez com São Paulo o que poderá fazer com o Brasil se essa gente vencer a eleição presidencial deste ano.
Nos bairros de classe média que ainda não foram atingidos, boa parte da população paulistana ainda compra as desculpas do prefeito e do governador, mas a foto acima dá uma boa dimensão do que começa a acontecer nas periferias.
As conseqüências da tragédia humanitária que está se abatendo sobre enormes contingentes de paulistanos ainda não foram totalmente mensuradas. Problemas de saúde pública, aumento da criminalidade, destruição de patrimônio público e privado são apenas alguns dos efeitos colaterais do caos paulistano.
A população está cada vez mais desesperada e começa, na marra, a entender o erro que cometeu em 2004 e repetiu em 2008. A popularidade de Kassab despencou. Na periferia paulistana, é cada vez mais comum ouvir a população dizer que tem saudade de Marta Suplicy.
Na verdade, o que no Haiti precisou de um terremoto para ganhar visibilidade, em São Paulo precisa apenas de uma chuva mais forte. E a causa das tragédias é a mesma tanto no país caribenho quanto na capital paulista: o descaso e a ausência do Estado. Sem falar na corrupção.

PS: O título de eleitor de cada cidadão na foto acima vale tanto quanto o da madame do bairro dos Jardins em São Paulo que diz, com expressão de asco no rosto, que "A culpa é desse povo porco".
 Eduardo Guimarães

0 Comments:

Acessos