Pesquisar neste blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A história secreta da Rede Globo



O artigo 221 da Constituição Federal dispõe sobre os princípios da produção e programação das emissoras de rádio e televisão no Brasil:
I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;
II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;
III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei;
IV - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.
Mas não é bem assim que está acontecendo no Brasil e os grandes meios de comunicação estão confundindo a liberdade de expressão com a liberdade de monopólio.
O problema é muito grave no Brasil, pois os grandes meios de comunicação estão concentrados nas mãos de poucas famílias e um dos principais – as Organizações Globo – tem uma história polêmica e remonta às suas relações não muito transparentes com o regime militar.
No episódio do Decreto que aprovou o Programa Nacional de Direitos Humanos, por exemplo, a mídia nacional teve um papel discutível ao manipular fatos e distorcer informações. Como exemplo, o resultado ainda parcial de uma enquete no site “Observatório de Imprensa” (clique aqui) A mídia consegue cobrir com equilíbrio o Programa Nacional de Direitos Humanos? – aponta que 95,06% dos leitores responderam de forma negativa.
O jornalista Paulo Henrique Amorim, no blog “Conversa Afiada”, ironicamente, vem se referindo a setores da imprensa nacional como o “PIG – Partido da Imprensa Golpista”. Clique aqui para conhecer mais sobre o PIG. Outras boas análises sobre o comportamento da imprensa brasileira também podem ser encontradas no blog “Vi o Mundo”, do jornalista Luiz Carlos Azenha. (clique aqui para acessar). Outro site que critica o atual sistema de comunicação no Brasil é o Cloaca News. (clique aqui).
De fato, é urgente uma discussão sobre o papel da imprensa no Brasil e o monopólio da comunicação.
Para entender um pouco dessa história, recebi do companheiro Domingos Sávio Dresch da Silveira, Procurador Regional da República em Porto Alegre, a indicação da seguinte obra:


“A História Secreta da Rede Globo”, Daniel Herz, Editora Dom Quixote, Porto Alegre, 2009, brochura, 14 x 21, 423 páginas, ISBN 978-85-99988-20-6, coleção Poder, mídia e direitos humanos.
Sinopse:
Este livro, originalmente lançado em 1983, que se encontrava esgotado desde 1987, reconstrói a história da formação da Rede Globo, lançando luzes em muitos aspectos que se faziam invisíveis. A História Secreta da Rede Globo é uma obra polêmica e, sem dúvida, importante para o debate do Brasil Contemporâneo, especialmente no que diz respeito à democratização da comunicação.
Preço: R$ 40,00 (frete grátis).
Onde comprar: Livraria Cultura, Bamboletras, Palavraria ou pedidos para a editoradomquixote@terra.com.br
Escrito por Gerivaldo Neiva

0 Comments:

Acessos