Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

WAGNER+LULA=RECORDE DE EMPREGOS NA BAHIA

O governo comemora o resultado na geração de empregos no país em outubro deste ano. São 230.956 novos postos de trabalho que comprovam a recuperação das perdas com a crise econômica. O destaque fica com os setores do comércio e construção civil. Houve crescimento em todas as regiões do país, com resultados recordes em 14 dos 27 estados. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta segunda-feira. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, reconheceu a importância da agricultura e da sazonalidade nos resultados da indústria, puxada pelos bons resultados do agronegócio. Mesmo assim, o governo pretende se reunir para manter alguns incentivos fiscais para setores que apresentam bons resultados. A ideia é manter a redução de IPI para estimular o resultado até o fim do ano e início de 2010. Os parlamentares aproveitam o bom momento para pressionar o governo, com, por exemplo, incentivos fiscais para o setor moveleiro.

NA BAHIA

Fruto dos investimentos diversificados por todo o Estado, a Bahia gerou 7.443 novas vagas de emprego com carteira assinada no mês de outubro, acumulando nos dez primeiros meses do ano um total de 62.183 novos postos formais. “Este resultado é um sinal claro de que a economia baiana cresce de forma equilibrada com a geração de empregos acontecendo na mesma intensidade na capital e no interior”, esclarece o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos.
O resultado de outubro foi melhor do que o registrado na Bahia no mesmo período do ano anterior (56.500 empregos) e representa 33,1% dos postos gerados em todo o Nordeste este ano, colocando o estado como líder na geração de postos na região e o melhor de toda a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), tanto em termos absolutos quanto em relativos.
Na distribuição dos novos empregos o interior do estado registrou um saldo de 3.834 empregos, o que equivale a 51,5% do total estadual, enquanto a Região Metropolitana de Salvador gerou 3.609 postos de trabalho com carteira assinada, representando 48,5% do saldo de empregos baiano. O resultado de outubro foi significativamente superior ao saldo registrado no mesmo mês em 2008, quando a Bahia eliminou 6.446 empregos. As novas vagas abertas foram resultados da diferença entre 57.101 trabalhadores admitidos e 49.658 desligados em outubro. O setor de Serviços foi o que criou o maior número de vagas no mês (2.834), seguido do Comércio (2.592) e da Indústria de Transformação (2.117 postos). Em contraposição, a Agropecuária foi o único setor com resultado negativo, significativos - 2.427 postos.
O resultado da Agropecuária está relacionado com a sazonalidade da atividade. Outro fator que explica esta queda é que o maior volume de mão-de-obra demandado pelo setor, normalmente, acontece no primeiro semestre, quando é colhida a maior parte das safras.
De janeiro a novembro deste ano foram gerados 75.424 postos de trabalho. Este é o melhor desempenho de toda a região Nordeste e o maior do estado desde 1996.
Segundo o Secretário de Trabalho, Nilton Vasconcelos, a força do trabalho LULA/WAGNER vem impulsionando a economia baiana.

0 Comments:

Acessos