Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Estarão os barões da mídia com medo do debate público?



A pergunta foi feita pelo presidente Lula, na abertura da I Conferência Nacional de Comunicação, segunda-feira (14) em Brasília. Evidentemente, a pergunta foi feita com mais classe e delicadeza. O presidente disse não entender o motivo das ausências da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert), por terem boicotado a I Confecom.
Lula questionou se essas associações estariam “com medo” do debate. “Lamento que alguns atores da área de comunicação tenham preferido se ausentar dessa conferência temendo sei lá o quê. Perderam a oportunidade de derrubar muros. Lamento, mas cada um é dono de suas decisões e sabe aonde apertam os calos”, disse Lula.
Segundo o presidente Lula, a 1º Conferência Nacional de Comunicação está sendo realizada “sob o signo da liberdade de imprensa” e que a melhor forma de combater o mau jornalismo é a ampliação da liberdade de imprensa.
“A impressa é livre, apura o que quer apurar, e deixa de apurar o que quer. Meu compromisso com a liberdade de imprensa é sagrado e é essencial para a democracia. Às vezes, há jornais que se excedem, desprezam os fatos e emplacam em campanha, disseminam calúnias, infâmias. Aprendi a conviver tranquilamente com isso. Havendo a liberdade a verdade um dia acaba aparecendo”, afirmou Lula.
De acordo com o presidente, a participação de diversos setores na Confecom ajudará o país a modernizar suas leis que tratam da convergência de meios de comunicação. Segundo o presidente, as tecnologias, o Brasil e o mundo mudaram, no entanto, essas mudanças não foram acompanhadas do aperfeiçoamento da legislação.
O presidente afirmou que a internet não é mais artigo de luxo e sim um instrumento de extrema necessidade para a população. “Demos um salto espetacular [no número de pessoas que acessam a internet]. É muito bom, mas, não podemos nos dar por satisfeitos. No mundo atual, a internet não é um luxo, mas um artigo essencial para população e para o exercício da cidadania”. Para ele é preciso massificar o acesso à internet.
“A inclusão digital, da mesma forma como a inclusão social, deve ser encarada como uma prioridade nacional”, afirmou Lula. Ele cobrou dos futuros candidatos à Presidência da República que incluam no debate eleitoral questões relacionadas à convergência de tecnologias. “É preciso incluir o tema da comunicação social na agenda do país”.
Lula ponderou também sobre a questão das rádios comunitárias. “[Em relação às rádios comunitárias] penso que é importante colocarmos o preto do lápis no branco do papel para que não permitam os equívocos que acontecem, os abusos de pessoas que requerem rádios comunitárias em nome dos movimentos comunitários, mas, na verdade são políticos conhecidos”, afirmou Lula.
 
Com informações da Agência Brasil
 

0 Comments:

Acessos