Pesquisar neste blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

EXORCIZANDO OS DIABINHOS DA BAHIA

As presenças de três figuras ilustres do PT da Bahia (Governador Jaques Wagner, Secretário Nelson Pelegrino e do Deputado Yulo Oiticica) em menos de dez dias no programa Balanço Geral, comandado por Raimundo Varela na TV Itapoan, retransmissora da Rede Record de Edir Macedo, já indicava que algo muito importante estava para acontecer na política da “Boa Terra”.
Não deu em outra... Raimundo Varela não dá ponto sem nó.
Ontem, terça-feira, 24 de novembro, o programa Balanço Geral exibiu, com riqueza de detalhes, a prisão do ex-presidente da AGERBA, Antonio Lomanto Neto e de mais sete acusados de integrarem uma quadrilha que agia nos porões do sistema de transportes, cobrando propinas de empresários que operam irregularmente no setor, cuja agencia reguladora deveria fiscalizar.
Tudo bem.
Aceito sem reclamações que, em nome da moralização política da Bahia, a emissora de Edir Macedo tenha sido escolhida para anunciar à alvissareira noticia da exorcização desses diabinhos. Afinal, “na casa do Senhor não existe satanás”.
Só espero que sessões de descarrego, reforçadas por acordos espúrios, não livrem a cara de um demoniozinho esperto, travestido de repórter, useiro na arte da extorsão. A Bahia de todos nós não mereceria tamanha treva.
Como diz a minha velha e sábia mãe: cada qual em seu cada qual.
O fato é que, seguindo um processo de crescente clamor popular contra a corrupção, a Bahia no Governo Wagner vem dando claros sinais de intolerância com essa prática. Por essas bandas, nunca se viu tanta gente graúda sendo processada ou presa por ilicitudes em tão pouco espaço de tempo.
Não vai muito longe, militares de altas patentes foram presos por fraudarem licitações para compra de fardamentos, viaturas, coletes à prova de balas e outras coisas mais. Juízes e Desembargadores foram afastados das suas funções, respondendo por acusações que vão desde a venda de sentenças à expedição de alvarás de soltura fraudulentos. E agora vem essa turma do PMDB, cujo nome é “trabalho”, dando mais trabalho aos nossos policiais. Nesse caso o “trabalho” tem nome e sobrenome pomposos.
Dizem que ainda vem muito mais chumbo grosso por aí. Fala-se que um caso de doação para campanha eleitoral feita por um fantasma, vai dar muito pano para mangas, isso sem contar com os mistérios que envolvem a eterna e superfaturada obra do nosso enigmático autorama, apelidado ironicamente como metrô. É esperar prá ver.
É uma pena que ao final de tudo, diferentemente do que ocorre nos telões dos cinemas, os bandidos sempre vençam. Nenhum deles fica preso, beneficiados que são pelas intricadas Leis que só favorecem àqueles que dispõem de dinheiro suficiente para pagar por caríssimos advogados, preferencialmente com algum grau de parentesco, amizade ou sociedade secreta com Juízes, Desembargadores e Ministros do Supremo. Pagam fortunas a esses “defensores”, utilizando-se de parte dos recursos provenientes das ações fraudulentas. Ganham quase todos os envolvidos. Os advogados que defendem; os Juízes, Desembargadores ou Ministros do Judiciário que se vendem. Apenas o povo perde.
A policia, por sua vez, investe tempo, recursos materiais e humanos. Investiga, prende e a justiça, com seus critérios nem tão incompreensíveis assim, solta.
A esperança fica resumida à possibilidade de que todos esses processos e prisões tenham ao menos um efeito pedagógico. Para aqueles diabinhos que ainda pululam nos inferninhos da picaretagem, fica o recado de que as coisas mudaram e, para os diabinhos novatos que já se articulavam para ingressar no esquema, de que vale a pena uma reflexão mais profunda antes de se aventurar em terrenos tão movediços.
Como efeito prático e imediato da prisão de Lomanto e dos seus comparsas, noticias dão conta do sumiço, quase que por encanto, de muitos aprendizes de diabos na região do São Francisco, especialmente em Juazeiro. Nos pontos de embarques das vans e microônibus que fazem o transporte com destino às cidades de Sobradinho, Sento-Sé, Curaçá, Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado, assim como no posto da rodoviária local, o cheiro de enxofre já não é tão sufocante. Tomara que não seja apenas uma estratégia para esperar a poeira baixar.
O povo aplaude e os permissionários agradecem.

Fonte: Blogão do Pereira

0 Comments:

Acessos