Pesquisar neste blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Lula vai assinar o Estatuto da Igualdade Racial em Salvador

O presidente Lula assina, no próximo 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o Estatuto da Igualdade Racial, em plena praça Castro Alves, um dos espaços símbolos da capital baiana. A informação foi confirmada pelo ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade (Seppir), Edson Santos. Salvador foi escolhida para a assinatura do Estatuto não apenas porque tem maior concentração de afrodescendentes do país, mas, principalmente, porque é a cidade que mantém viva as raízes e tradições africanas. O Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado em setembro pela Câmara dos Deputados após 10 anos de tramitação.

Fonte: Bahia de Fato

Números revelam que PSDB e DEM estão descendo a ladeira

Desde 1990, o eleitorado brasileiro tem progressivamente abandonado os apelos dos partidos conservadores como PSDB e DEM. Ao contrário, ocorreu um constante crescimento da esquerda, identificada com as camadas mais pobres, notadamente o Partido dos Trabalhadores. Os números não mentem. As informações são do jornalista Maurício Dias, editor da coluna Rosa-dos-Ventos, da revista Carta Capital.

“Em oito anos, o DEM, herdeiro do PFL, perdeu quase a metade dos deputados. Em 2006 elegeu 65 deputados. A perspectiva eleitoral do próximo ano afugentou mais gente do partido e ele tem, hoje, 58 representantes.

Também em queda sucessiva, os tucanos saíram de 99 representantes em 1998, para 65 representantes em 2006. Essa fase marca a derrota dos candidatos do PSDB à Presidência, José Serra, em 2002, e Geraldo Alckmin, em 2006.”

A mesma tendência eleitoral percebida nas eleições para a Câmara Federal ocorreu nas eleições para as prefeituras municipais. Nas últimas três competições, para a chefia dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, tucanos e pefelistas desceram a ladeira. De nada adiantou ao PFL, que sustentava a ditadura, adotar o nome de fantasia Democratas (DEM), em 2007, escreveu Maurício Dias.

O fracasso eleitoral dos dois partidos é gritante.

Em 2000 o PFL conquistou mais de mil prefeituras, em 2008 o travestido DEM, sucessor do PFL, conquistou apenas 495 prefeituras, ou seja, manos 40%.

Para o PSDB, a perda das prefeituras é ainda maior. Em 2000, após seis anos de administração Fernando Henrique Cardoso, os tucanos se aproximaram da conquista do PFL: 989 prefeituras. Em 2008, o número baixou para 779.

Diante do fracasso, o PSDB tenta uma bizarra cirurgia plástica, distribuindo uma revista em que invoca nada mais nada menos que a autoria da legislação social proposta pelo presidente Lula.

PSDB e DEM vão para um processo de canibalização um ao outro na disputa de eleitores. Não há votos suficientes no País para sustentar dois partidos de direita.

Fonte: Bahia de Fato

0 Comments:

Acessos