Pesquisar neste blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Bahia será uma das sub-sedes das Olimpíadas de 2016

Diante da eleição do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (2), como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, a Bahia já se prepara para receber os torneios de futebol da maior competição esportiva do planeta. A capital baiana será uma das quatro sub-sedes das Olimpíadas, dividindo a responsabilidade de receber os jogos femininos e masculinos com Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, além do Rio Janeiro, que abriga a decisão do ouro olímpico nas modalidades.

O pontapé inicial para o cumprimento das exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) foi dado com a aprovação da Lei 11.472, pela Assembléia Legislativa. “A Lei garante itens relacionados às demandas do COI, como a proteção da marca das Olimpíadas a ser comercializada durante o evento e a adequação da cidade ao fluxo de veículos e pessoas”, explicou o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos.

Entre as condições que fundamentaram a escolha da Bahia pelo Comitê Olímpico Brasileiro, está a infraestrutura a ser herdada com a Copa de 2014, que também passará por Salvador. O secretário aponta os investimentos turísticos, o aprimoramento da mobilidade urbana e a construção da nova Fonte Nova como elementos essenciais já previstos para a Copa, ações que já respondem às demandas centrais do COI.

“Com a realização da Copa do Mundo de 2014, vamos verificar as necessidades de melhorias e, então, novos investimentos serão realizados”, disse Vasconcelos. Segundo ele, trata-se de uma grande conquista para o estado e justifica ainda mais o investimento público na cidade, já que serão dois eventos seguidos. “Além da possibilidade de abrigarmos a Copa das Confederações em 2013”, destacou.

O palco para as competições oficiais será possivelmente a nova Fonte Nova, projetada dentro dos padrões internacionais aprovados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). De acordo com o secretário, tanto o estádio de Pituaçu como o Manoel Barradas Carneiro, o Barradão, serão trabalhados como hipóteses de campos de treinamento. “Tudo isso pensado dentro das regras de acessibilidade, já que teremos jogos das Paraolimpíadas também”, ressaltou.

Olimpíadas e Copa contribuem para o desenvolvimento do estado

Além de beneficiar a área esportiva, a realização da Copa de 2014, bem como os Jogos Olímpicos de 2016, vão contribuir sobremaneira ao desenvolvimento da Bahia. Atualmente, projetos voltados à infraestrutura urbana estão no foco das ações estaduais, como o Complexo Viário 2 de Julho e a ampliação do aeroporto de Salvador.

O governador Jaques Wagner aponta, ainda, as vantagens econômicas provenientes do fluxo turístico ao Estado. “Como disse o presidente Lula, não é uma vitória apenas do Rio, mas do Brasil e da América do Sul”, afirmou. Para Wagner, as Olimpíadas trarão benefícios inestimáveis para a população. “Especificamente para a Bahia, haverá incremento significativo no turismo, uma vez que grande parte dos turistas que vierem ao Rio visitará também o nosso estado”.

Nesta sexta-feira (2), Wagner enviou um telegrama ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Arthur Nuzman, parabenizando-o pelo “belo e competente projeto que orgulha o Brasil e que Salvador compartilha com entusiasmo”. Para Wagner, dois anos depois da Copa 2014, Salvador estará mais uma vez em um grande acontecimento esportivo mundial, consolidando sua posição entre as cidades com infraestrutura e experiência na realização de eventos esportivos e culturais.

O governador comemora especialmente o que considera um acerto de sua gestão em investir em equipamentos como o Estádio de Pituaçu, além da nova Fonte Nova, aptos a abrigar competições internacionais.“Por outro lado, vários jovens de todo o país passarão a se interessar ainda mais pelas práticas esportivas. Teremos certamente uma geração mais saudável, longe do crime e das drogas”, comentou.

Fonte: Agecom

0 Comments:

Acessos