Pesquisar neste blog

terça-feira, 13 de maio de 2008

Andamento da tentativa de golpe contra a soberania boliviana

No último dia 04 (04/05/2008) as províncias mais ricas da bolívia, situadas na chamada regina da Medina Luna iniciaram em Santa Cruz, um referendo ilegal com propostas separatistas para minar o governo do Presidente Evo Morales. Assim como no acontece no Brasil, as elites das regiões mais ricas acabam se destacando no preconceito contra as maiorias. A região da Medina Luna é a mais próspera economicamente, é onde mora o maior número de bolivianos descendentes de europeus, espanhóis sobretuto, e estes não aceitam ser governados por um índio, mesmo que a maioria da população daquele país seja de origem indígena.
O referendo separatista, que resultou como um tiro no pé dos oposicionistas ao governo Morales, pode ainda provocar uma guerra civil no país vizinho. Entretanto o fracasso real, é bem diferente do sucesso anunciado pela imprensa golpista de lá e de cá.
Para se inteirar do assunto, é bastante salutar ler os relatos de Eduardo Guimarães, que encontra-se estes dias na Bolívia, a trabalho de ganha pão, simultaneamente com o de cidadania universal.
Clique aqui para ler.

0 Comments:

Acessos